ARTE, EDUCAÇÃO MUSICAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
Os estudos nesta temática estão inseridos em dois contextos: (1) na formação inicial e continuada de professoras e professores não especialistas na área da música, buscando compreender o papel da arte, e da música em particular, no âmbito da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos; e (2) na atividade docente desenvolvida pelo músico-professor em ambientes formais e informais de aprendizagem musical. Compreendemos a música como parte de uma “cultura comum”, nos termos de Raymond Williams, que se apresenta como uma forma particular de conhecimento, expressão e pensamento. Nesse sentido, a música, enquanto uma forma de conhecimento particularmente humano e de expressão artística, é entendida como parte constitutiva da formação e do desenvolvimento humano. Conforme Ernest Fischer, “sua função concerne sempre ao homem total, capacita o ‘eu’ a identificar-se com a vida de outros, capacita-o a incorporar a si aquilo que ele não é, mas tem possibilidade de ser.” (FISCHER em A necessidade da Arte, s.d., p. 19).
Projetos relacionados
Intervenções Musicais na Escola da Educação Básica: práticas de pedagogas e pedagogos em formação
COORDENAÇÃO: Luciana Requião COLABORAÇÃO: Isis Braga da Silva Sombra
O projeto visa desenvolver práticas pedagógicas musicais em escolas da Educação Básica a partir de propostas contidas em materiais destinados ao professor não especialista em música. Por meio da leitura, seleção e análise das propostas, pedagogas e pedagogos em formação elaborarão planos de atividades a serem desenvolvidos nas escolas parceiras do projeto. Tal experiência resultará em um relato a ser publicado em forma de livro, com o intuito de auxiliar e estimular o trabalho com música em sala por professores não especializados na área.
Música na Pedagogia: um estudo com materiais didáticos (2016-2022)
COORDENAÇÃO: Luciana Requião COLABORAÇÃO: Adriana Manzolillo Sanseverino, Bárbara Canuto e Dayane Fernandes Barcellos da Silva.
Formação inicial para professores da Rede Pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da Educação Musical: avaliando e consolidando um percurso de pesquisa e extensão (2014-2015)
COORDENAÇÃO: Luciana Requião COLABORAÇÃO: Adriana Mazolillo Sanseverino
O objetivo deste projeto foi avaliar ações de pesquisa e extensão realizadas em quatro municípios da Costa Verde Sul Fluminense – Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro – como forma de obter subsídios para a continuidade deste trabalho através de novas ações de pesquisa e extensão. O presente projeto dá continuidade a um percurso de pesquisa e extensão que culminou no desenvolvimento do material didático intitulado “Sons e Pulso: formação inicial em música e educação”, publicado em 2013. No início desse processo tínhamos como objetivo principal buscar subsídios para desenvolver propostas de formação inicial e continuada na área da educação musical para professores não especialistas em música da rede pública. Naquele momento, agosto de 2011, findava o prazo de três anos para que as escolas se adaptassem aos dispositivos da Lei 11.769/2008, que tornava o ensino de música componente curricular obrigatório da disciplina artes nas escolas de ensino básico brasileiras. Pelo que pudemos observar em um contato inicial com escolas e professores da região, haviam muitas dúvidas sobre o “como” realizar um projeto de educação musical nas escolas e sobre qual o perfil do profissional que estaria apto a realizar tal tarefa. Fruto deste percurso, o projeto que apresentamos avalia as ações realizadas, em especial no que se refere à utilização do material didático “Sons e pulso: formação inicial em música e educação”, distribuído a cerca de 700 professores da região mencionada. Com este projeto buscamos ainda fortalecer nosso grupo de pesquisa em Música e Educação junto ao curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF e às Secretarias Municipais de Educação da região da Costa Verde Sul Fluminense.
Formação inicial para professores da Rede Pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da Educação Musical: uma proposta de material didático para auxílio à implementação da Lei 11.769/08 (2012-2013)
COORDENAÇÃO: Luciana Requião COLABORAÇÃO: Renata Emily, Camila Ohana, Adryan Nunweiller, Giselli Fabiane da Silva Gomes, Natália Vasconcellos e Kelly Rezende.
A presente proposta é fruto e continuidade do projeto “Implementação da Lei 11.769: construção de uma proposta de formação inicial e continuada para professores da Rede Pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da Educação Musical”, desenvolvido entre julho de 2011 e junho de 2012. Por meio da referida pesquisa constatou-se que na região da Costa Verde Sul Fluminense as escolas públicas – estaduais e municipais – não têm recursos materiais e humanos para atender aos dispositivos da Lei Federal 11.769/08, que, na ocasião, tornava o ensino de música componente curricular obrigatório da disciplina artes nas escolas de ensino básico brasileiras. Buscamos através desta proposta a elaboração de material didático, na forma de CD e livro de apoio, contendo exercícios que possam auxiliar a formação inicial do professor não especialista na área da educação musical e que sirva, ao mesmo tempo, como recurso didático a ser utilizado em sala de aula. Como resultado foi produzido o material “Sons e Pulso: formação inicial em música e educação” distribuído a cerca de 700 professores da rede pública de quatro municípios da Costa Verde Sul Fluminense.
Implementação da Lei 11769: construção de uma proposta de formação inicial e continuada para professores da Rede Pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da Educação Musical (2011-2012)
COORDENAÇÃO: Luciana Requião COLABORAÇÃO: Silmara Lídia Marton
No ano de 2011, no contexto da promulgação da Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008, buscamos subsídios para o desenvolvimento de propostas de formação inicial na área da Educação Musical para professores da rede pública, não especialistas em música, de modo a auxiliar o desenvolvimento do ensino de música nas escolas da Costa Verde Sul Fluminense. Para isso mapeamos como vinha se dando a Educação Musical nos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. O mapeamento – que previa a observação de se e como o ensino de música é desenvolvido nas escolas, as dificuldades e as soluções encontradas, além de entrevistas com professores, alunos e a direção das escolas – nos serviu como subsídio para a elaboração de oficinas de música com professores da rede interessados em uma formação musical, e que culminou em uma proposta de curso de extensão desenvolvido posteriormente. Em síntese, pudemos concluir que a Lei 11.769/2008, apesar de um avanço para a área da educação musical no sentido de determinar a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica brasileiras, nos apresenta o imenso desafio de torná-la efetivamente uma realidade. As secretarias de educação possuem autonomia para isso, porém continuam sem orientações sobre o “como” fazer, sobre “quem” deve ser o professor de música, e “o que” deve constar no ensino musical.
Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do músico (dissertação de mestrado – 2002 – UNIRIO)
ORIENTAÇÃO: Regina Márcia Simão Santos
A dissertação visa compreender os saberes e as competências desenvolvidas na atividade docente do músico-professor no âmbito das escolas de música alternativas, considerando a formação profissional do músico. Através da perspectiva da escola de música e do músico-professor, e da análise de publicações com fins de ensino musical, identificamos que os saberes desenvolvidos por esse profissional em sua atividade docente visa atender a uma demanda por profissionalização prioritariamente voltados a música popular. Relacionados ao mundo do trabalho, esses saberes são fruto da experiência do músico-professor em sua atividade artístico-musical, caracterizando-se por uma particularidade quanto ao como se ensina, a o que se ensina e a quem ensina. As escolas de música alternativas foram identificadas como uma instância de formação profissional que vem suprir uma demanda face à atual noção de competência profissional. Na formação profissional do músico a tensão detectada entre saberes técnico-profissionais requeridos no mercado de trabalho e saberes que respondam à dimensão social e política constitui um foco para pesquisas subsequentes.
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