Layout do usuário | Implementado pelo STI – Setor Web

GT 12 | Música e trabalho: olhares sobre o fazer musical como atividade laboral
Coordenação: Rodrigo Heringer e Luciana Requião
Debatedores: Artur Costa e Flora Milito

A música enquanto um campo de trabalho produtivo vem se configurando como área de interesse de pesquisadores e pesquisadoras de algumas ciências. No âmbito da pós-graduação em música – especificamente no Brasil – contamos com um conjunto crescente de investigações produzidas nas últimas décadas, que se preocupam com os processos e as relações de trabalho de musicistas.

A maioria delas, relacionadas e/ou oriundas a/da sociologia e história, quer sob o olhar do materialismo histórico ou fazendo uso de aportes da etnografia, por exemplo, tratam de discutir aquilo que aproxima e distancia o trabalho laboral de musicistas daqueles experienciados por agentes outros/as inseridos/as no mercado de trabalho, as intensas transformações no mundo do trabalho e o processo de precarização vivenciado por musicistas de diferentes localidades do país. É no âmbito da pesquisa etnomusicológica, entretanto, que parte significativa das referidas investigações estão emergindo ultimamente. Partindo de distintas perspectivas e referenciais teóricos, seus/suas protagonistas se propõem a abordar o trabalho de musicistas em suas idiossincrasias, à luz de discussões estruturais de caráter cultural, social e/ou econômico.

Por meio do desdobramento do encontro de docentes e pós-graduandos/as em um coletivo que se propõe a realizar um balanço das referidas produções, o presente Grupo de Trabalho objetiva acolher comunicações direcionadas à compreensão do fazer musical como atividade laboral, sob distintas perspectivas e olhares. São estimuladas submissões de comunicações cujos/as autores/as versem sobre temas como a formação musical em suas interlocuções com o mercado de trabalho, as relações de trabalho de musicistas e suas características, o trabalho musical em perspectiva histórica, as transformações da prática laboral no campo da música, o musicista como trabalhador/a, as formas contemporâneas de objetivação do trabalho musical, as desigualdades comuns à configuração do trabalho na área, intersecções da performance musical com outros campos da cadeia produtiva da música, entre outros tópicos de manifesta relação com as temáticas aqui abordadas.

Marx e o Marxismo 2017

De O capital à Revolução de Outubro (1867 – 1917)

De 21 a 25 de agosto de 2017

Local: Universidade Federal Fluminense – Campus do Gragoatá

2016

A Coordenação de Pesquisa, Extensão e Inovação do IEAR convida todas e todos para o
I Seminário de Pesquisa e Inovação do IEAR

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2016,
das 9:00h às 17:00h, no auditório do IEAR.

Conhecer as pesquisas em desenvolvimento ou desenvolvidas no IEAR;

Mapear as sinergias entre as pesquisas;
Estimular a interação entre os diferentes pesquisadores/grupos de pesquisa;
Propor estratégias institucionais.

Dia 13 – apresentação das pesquisas
Dia 14 – discussão, encaminhamentos e conclusão

inscrições pelo e-mail: projetofaperj@gmail.com

CONVERSA COM A PESQUISADORA JULIA CONTERNO

Universidad Autónoma Metropolitana unidad Xochimilco. México – DF

Políticas culturales estatales y colonialismo cultural en Brasil:

un análisis crítico de las consecuencias de la Ley Rouanet

en las creaciones artístico-culturales.

14 de março de 2016 / 15h

PPGM – Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO

Colóquio Internacional

Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente

II SEMINÁRIO MÚSICA E EDUCAÇÃO DO IEAR

09 e 10 de abril de 2014

inscrições pelo e-mail projetofaperj@gmail.com
entrada franca

OFICINAS “SONS & PULSO”

Apresentação e distribuição do livro/CD aos professores da Educação Infantil da Costa Verde Sul Fluminense

13 de agosto de 2013 / 9h

IATE CLUBE DE MURIQUI

Mangaratiba

16 de agosto de 2013 / 14h

CASA LARANGEIRAS

Angra dos Reis

27 de agosto de 2013 / 9h

IATE CLUBE AQUIDABÃ

Angra dos Reis

(veja as fotos dos eventos)

CONVERSA COM A PESQUISADORA ABDA MEDEIROS (UFC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia, com pesquisas na área de Antropologia, tendo como enfoque as culturas juvenis, as musicalidades e o mercado.

ENTRE A “TERRA DA LUZ” E A “CIDADE MARAVILHOSA”: ROTAS, DESVIOS E CIRCUITOS DE VALOR NO ROCK METAL

29 de maio de 2013

14h e 19h

I SEMINÁRIO MÚSICA E EDUCAÇÃO DO IEAR