PRODUÇÃO ACADÊMICA GeCULTE

Tese de doutorado

Hudson Cláudio Neres Lima. “BELLE ÉPOQUE PARA QUEM?” MÚSICA, SEGREGAÇÃO E REPERTÓRIOS UM OLHAR A PARTIR DO ENCONTRO COM DOCUMENTOS DO CENTRO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO (1907-1922). 2023. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Anne Christina Duque Estrada Meyer. ENTIDADES DE CLASSE DOS MÚSICOS NO RIO DE JANEIRO (1874-1941) – UMA HISTORIOGRAFIA ANALÍTICA. IRMANDADE DE SANTA CECÍLIA (1784-1833), SOCIEDADE MUSICAL DE BENEFICÊNCIA (1833-1896) E CENTRO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO (1907-1941). 2023. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Ricardo Murtinho Braga Cotrim. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS MUSICAIS EM AMBIENTE DE ESTÚDIO ELETROACÚSTICO: EXPERIÊNCIA E POLISONIA EM SALA DE AULA. 2020. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música – UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Adriana Rodrigues Didier. EM BUSCA DA EXPRESSÃO CRIADORA: CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO NA EDUCAÇÃO MUSICAL. 2020. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música – UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Ester Rodrigues Fernandes Leal. A MÚSICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR UNIDOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DA REDE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO. 2019. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música – UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Dissertação de mestrado

Rafael de Oliveira Silva. A ATIVIDADE LABORAL DOS MÚSICOS DE CINEMA ENTRE OS ANOS DE 1896 E 1929: UM ESTUDO A PARTIR DAS ATAS DO CENTRO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO E SEUS ASSOCIADOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Kathyla Katherine Sacramento Valverde. O ESSENCIAL DE ARTHUR MAIA – COLEÇÃO DE SOLOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Isaac Santana Andrade. A INFLUÊNCIA DO CMRJ NA VIDA LABORAL DE MÚSICOS NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX: UM ESTUDO DOS SEUS SÓCIOS FUNDADORES A PARTIR DO FUNDO DOCUMENTAL DO SINDMUSI.. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Monalisa Carolina Bezerra da Silveira. INTERAÇÕES PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um Estudo sobre a Narrativa de Professores de Música. Dissertação. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

João Carstens Machado. PROCESSOS DE CRIAÇÃO E APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO MUSICAL: uma análise das práticas de produtores musicais. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Carolina Brito Pereira. SOM DE INFÂNCIA: A CONSTRUÇÃO PRÁTICA DO FAZER MUSICAL EM MOVIMENTO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Thiago Pinheiro de Siqueira Gomes. CONTRABAIXO SERTANEJO: Método de baixo elétrico para música sertaneja. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Luanna Luciano da Conceição. PEDAGOGIA WALDORF E A MÚSICA NA SALA DE AULA: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Monica de Oliveira. A MÚSICA ELETRÔNICA DA DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICAS E SUA INVISIBILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Francisco Eduardo de Souza Falcon. CONTRABAIXO NO CHORO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Luis Alfredo Pedraza Palizza. COMPONDO CRIAÇÕES MUSICAIS NA “SALA DE AULA”: relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Felipe Pacheco dos Santos. A CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA: investigação de experiências e atuações dos músicos profissionais e suas formações. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Sergio Castanheira de Freitas. O BAIXO ELÉTRICO NO SAMBA: a importância da escuta e a relação com a percussão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Luísa Andries Nogueira de Freitas. BRINCADEIRAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios e possibilidades de uma educação musical centrada no brincar. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Sueli Mayerle Faria. MUSICALIZANDO O CORPO, INCORPORANDO A MÚSICA: contribuições do enacionismo e da teoria da aprendizagem significativa para uma educação musical dos futuros profissionais da dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

André de Melo Santos. DOIS PROTÓTIPOS PARA INTRODUÇÃO À LEITURA RÍTMICA: do tabuleiro ao celular. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Manoela Marinho Rego. SUINGUE SE APRENDE, SUINGUE SE ENSINA? Processos de ensino-aprendizagem do suingue do samba. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

Rodrigo Heringer Costa. A FORMAÇÃO DE VIBRAFONISTAS NO CHORO: mediação e possíveis contribuições para a educação formal. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.

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