PRODUÇÃO ACADÊMICA GeCULTE
Tese de doutorado
Hudson Cláudio Neres Lima. “BELLE ÉPOQUE PARA QUEM?” MÚSICA, SEGREGAÇÃO E REPERTÓRIOS UM OLHAR A PARTIR DO ENCONTRO COM DOCUMENTOS DO CENTRO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO (1907-1922). 2023. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Anne Christina Duque Estrada Meyer. ENTIDADES DE CLASSE DOS MÚSICOS NO RIO DE JANEIRO (1874-1941) – UMA HISTORIOGRAFIA ANALÍTICA. IRMANDADE DE SANTA CECÍLIA (1784-1833), SOCIEDADE MUSICAL DE BENEFICÊNCIA (1833-1896) E CENTRO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO (1907-1941). 2023. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Adriana Rodrigues Didier. EM BUSCA DA EXPRESSÃO CRIADORA: CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO NA EDUCAÇÃO MUSICAL. 2020. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música – UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Ester Rodrigues Fernandes Leal. A MÚSICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR UNIDOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DA REDE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO. 2019. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música – UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Dissertação de mestrado
Rafael de Oliveira Silva. A ATIVIDADE LABORAL DOS MÚSICOS DE CINEMA ENTRE OS ANOS DE 1896 E 1929: UM ESTUDO A PARTIR DAS ATAS DO CENTRO MUSICAL DO RIO DE JANEIRO E SEUS ASSOCIADOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Isaac Santana Andrade. A INFLUÊNCIA DO CMRJ NA VIDA LABORAL DE MÚSICOS NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX: UM ESTUDO DOS SEUS SÓCIOS FUNDADORES A PARTIR DO FUNDO DOCUMENTAL DO SINDMUSI.. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
João Carstens Machado. PROCESSOS DE CRIAÇÃO E APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO MUSICAL: uma análise das práticas de produtores musicais. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Luanna Luciano da Conceição. PEDAGOGIA WALDORF E A MÚSICA NA SALA DE AULA: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Monica de Oliveira. A MÚSICA ELETRÔNICA DA DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICAS E SUA INVISIBILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Luis Alfredo Pedraza Palizza. COMPONDO CRIAÇÕES MUSICAIS NA “SALA DE AULA”: relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Felipe Pacheco dos Santos. A CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA: investigação de experiências e atuações dos músicos profissionais e suas formações. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Bruno Repsold Torós. A ARTE DA CONVERSAÇÃO: UMA ANÁLISE DO FRASEADO DO CONTRABAIXISTA SCOTT LAFARO E DA INTERAÇÃO NO BILL EVANS TRIO ENTRE 1959 E 1961. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pires de Sá Requião
Sergio Castanheira de Freitas. O BAIXO ELÉTRICO NO SAMBA: a importância da escuta e a relação com a percussão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Luísa Andries Nogueira de Freitas. BRINCADEIRAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios e possibilidades de uma educação musical centrada no brincar. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Sueli Mayerle Faria. MUSICALIZANDO O CORPO, INCORPORANDO A MÚSICA: contribuições do enacionismo e da teoria da aprendizagem significativa para uma educação musical dos futuros profissionais da dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Manoela Marinho Rego. SUINGUE SE APRENDE, SUINGUE SE ENSINA? Processos de ensino-aprendizagem do suingue do samba. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Rodrigo Heringer Costa. A FORMAÇÃO DE VIBRAFONISTAS NO CHORO: mediação e possíveis contribuições para a educação formal. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Produções de mestrado profissional
Kathyla Katherine Sacramento Valverde. O ESSENCIAL DE ARTHUR MAIA – COLEÇÃO DE SOLOS. 2022. (Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Carolina Brito Pereira. SOM DE INFÂNCIA: A CONSTRUÇÃO PRÁTICA DO FAZER MUSICAL EM MOVIMENTO. 2020. (Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Sarah Cristina Costa Pereira. SOFTWARE PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL ADAPTADO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2018. (Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
Francisco Eduardo de Souza Falcon. CONTRABAIXO NO CHORO. 2017. (Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
André de Melo Santos. DOIS PROTÓTIPOS PARA INTRODUÇÃO À LEITURA RÍTMICA: do tabuleiro ao celular. 2015. (Mestrado Profissional em Ensino das Práticas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Luciana Pires de Sá Requião.
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