Revista do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação

trampo. substantivo masculino. 1. trabalho, serviço, atividade. “estar a fim de um t. para sobreviver”. 2. bofetada, tapa. “tomar um t.”.

O Trampo Musical é uma revista do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação – GeCULTE e tem como objetivo aglutinar e  divulgar a produção científica acerca do tema mundo do trabalho no campo da música no Brasil. Focada em abordagens multidisciplinares, sua política é voltada à congregação e disseminação dos conteúdos científicos que privilegiam os eixos do trabalho musical nas mais variadas perspectivas: musicológicas, sociológicas, antropológicas, históricas, culturais e etc. A revista conta com variada gama de possibilidades para a apresentação de seu conteúdo, dentre elas: republicação de textos de anais de eventos científicos; vídeos debate a partir de textos publicados em revistas acadêmicas; resumos expandidos ou excertos de teses e dissertações; resenhas de livros; documentos históricos; fotografias ou ilustrações; depoimentos ou entrevistas com musicistas; podcasts; recortes jornalísticos e afins.

O Trampo Musical – Revista do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE)
publicação anual

Comissão Editorial
Breno Ampáro 
Hudson Lima
Luciana Pires de Sá Requião (Editora responsável)
Rafael de Oliveira Silva

Projeto Gráfico
Carolina Noury

Conselho Editorial
Pesquisadores Colaboradores do GeCULTE

Endereço Institucional
Avenida do Trabalhador, nº 179,
Jacuecanga, Angra dos Reis – RJ
CEP: 23914-360

 

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ANO I | n° 01 | 2021 

EDITORIAL (5-6)

Trampo 1 – anais de evento  (8-14)
Processos de trabalho do músico & formação profissional: fundamentos metodológicos, Luciana Requião
ANPPOM – XV Congresso/2005

Trampo 2 – excerto de tese (16-67)
“O espetáculo do horror” na reestruturação do trabalho imaterial, Juliana Coli
UNICAMP – excerto de tese de doutorado/2006

Trampo 3 – resenha (69-74)
Acordes e Acordos, Eulícia Esteves (Multiletra/1996)
Por Breno Ampáro, Hudson Lima, Luciana Requião e Rafael Oliveira

Trampo 4 – documento (76-77)
PL 3505 – Projeto de Lei que regulamenta a profissão de músicos, 1953
Por Ian Prates

Trampo 5 – fotografia (79)
Oferta do diploma de “Sócio Grande Bemfeitor” ao Maestro Francisco Braga, no dia do seu natalício (15 de abril)
Por Rafael Oliveira

Trampo 6 – vi colóquio do GeCULTE  (81-82)
Trabalhadores da Cultura: desafios e perspectivas, Amanda Coutinho

Trampo 7 – entrevista (84)
O Trampo Musical entrevista Déborah Cheyne | julho 2021
Por Breno Ampáro, Hudson Lima, Luciana Requião e Rafael Oliveira

 

 

 

 

 

 

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ANO II | n° 02 | 2022

Editorial (5-6)

Trampo 1 – caderno de resumos (8-14)
Simpósio temático O trabalho no campo da música no Brasil
ANPPOM – XXXII Congresso/2022 | Coordenação: Luciana Requião e Rodrigo Heringer

Trampo 2 –  excerto de trabalho de conclusão de curso (16-44)
A concentração e estandardização do mercado fonográfico global dos últimos 40 anos e os reflexos dessa tendência sobre o Brasil, Laura Schneider de Lima e Daniel Corrêa da Silva
Universidade do Vale do Itajaí – trabalho de conclusão de curso/2022

Trampo 3 – resenha (46-49)
Trabalhadores da Cultura, Amanda Coutinho (Brazil Publishing, 2020)
Autoria Coletiva

Trampo 4 – documento (51-53)
Frontispício do discurso da Sociedade Musical de Beneficência, no dia 10 de julho de 1834, por ocasião da posse de sua nova administração | Por Anne Meyer

Trampo 5 – fotografia (55-57)
Banda de música dos escravos de Antônio Luís de Almeida, genro e cunhado de Manuel de Aguiar Vallim, conhecida em Bananal como “Banda do Tio Antoniquinho” | Por Hudson Lima

Trampo 6 – podcast (59-68)
As configurações do trabalho musical e a pandemia da Covid-19: precarização, luto, resiliência e redes de cooperação |
Por Laíze Guazina

para ouvir o podcast:

Trampo 7 – vii colóquio do GeCULTE  (70-71)
Os Centros Musicais do início do século XX: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre
Com Hudson Lima, Breno Ampáro e Júlia Simões

Trampo 8entrevista (73)
O Trampo Musical entrevista Júlia Donley | outubro 2022
Por Breno Ampáro e Rafael Oliveira

 

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ANO III | n° 03 | 2023

Editorial (5)

Trampo 1– anais de evento (7-17)
A Sociedade Beneficência Musical  (1833-1896), Anne Meyer
SIMPOM/UNIRIO – VII Simpósio/2022

Trampo 2 – artigo (19-52)
O trabalho em orquestras profissionais: apontamentos sobre a diminuição do número de orquestras na Região Metropolitana de São Paulo, Camila Carrascoza Bomfim

Trampo 3 – fotografia (54-58)
Orquestra de músicos professores do Centro Musical do Rio de Janeiro em Curitiba na estreia da Ópera Sidéria (1912) | Por Charlene Neotti

Trampo 4 – resenha (60-63)
Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas, de Bernardo Mesquita (Valer Editora, 2022) | Luciana Requião

Trampo 5 – documento (65-72)
Ficha de filiação do músico Moacir Santos ao Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro | Por Andrea Ernest Dias

Trampo 6 – artigo (74-87)
Mapear relações, compreender vínculos: uma metodologia para análise de redes socioprofissionais em música, Felipe Novaes e Edite Rocha

Trampo 7– caderno de resumos (89-91)
 Simpósio temático O trabalho no campo da música no Brasil, ANPPOM – XXXIII Congresso/2023         Coordenação: Álvaro Neder, Leandro Montovani da Rosa, Gabriel Ribeiro Veras e Gabriel Azevedo

Trampo 8podcast (93-96)
Liberdade, igualdade e fraternidade: formas da expressão sociometabólica do capital no campo da música |  Por Breno Ampáro e Luciana Requião

para ouvir o podcast:

Trampo 9 – viii colóquio do GeCULTE  (98-103)                                                                                                              Carnaval e Direito à Cidade | Com Ana Clara Vega, Daniel Ruiz e Thiago Borges

Trampo 10entrevista (105)
O Trampo Musical entrevista John Acosta | abril 2023
Por Hudson Lima, Luciana Requião e Pedro Aune

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ANO IV | n° 04 | 2024

Editorial (5)

Trampo 1 – compositores-críticos (7-9)
Nota em Nota, Artur Lopes

para ouvir a música:

Trampo 2 – artigo (10-34)
 Música Popular e Política no Brasil – Chico Buarque de Holanda, poesia e política, Virgínia Fontes

Trampo 3 – artigos (35-38)
O caso da Orquestra Sinfônica Brasileira / JK e a Regulamentação da Profissão, Edino Krieger

Trampo 4 – caderno de resumos (39-49)
Simpósio temático O trabalho no campo da música no Brasil, ANPPOM – XXXIV Congresso/2024 |  Coordenação: Laize Guazina, Artur Lopes e Anne Meyer

Trampo 5 – documento (50-55)
Notícia sobre a greve de músicos deflagrada aos estúdios de gravação em 1987 e letra de música de autoria desconhecida sobre o tema | Por Bebel Prates (Jornal O Nacional)


Trampo 6 – fotografia (56-61)
Joanídia Sodré: Maestra e Maestria, por Antonilde Rosa Pires

Trampo 7 – resenha (62-65)
Compositores(as) Críticos(as) da música popular brasileira: história, educação e cultura, de Marcos Raddi (Lutas Anticapital, 2024) | Por Luciana Requião

Trampo 8 – podcast (66-70)
Desintermediação, especulação ou financeirização? Usos e discursos sobre NFT no mercado da música, de Marcelo Garson, Mário Messagi Jr. e Leonardo De Marchi  | Por Leonardo de Marchi

para ouvir o podcast:

Trampo 9 – ix colóquio do GeCULTE (71-73)
Sons da Resistência: Música Negra, Identidade e Mobilidade Social no Brasil | Com Hudson Neres Lima, Vinícius Lopes de Oliveira e Antonilde Rosa Pires

Trampo 10entrevista (74)
O Trampo Musical entrevista Rodrigo Suricato | fevereiro 2024
Por Breno Ampáro e Luciana Requião

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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